Depoimentos

Depoimentos/Avaliações sobre meus Workshops em Portugal:

De acordo com as avaliações 100% dos participantes ficaram satisfeitos com os eventos e indicariam a formadora novamente.

Foi muito agradeavel a apresentacao, ouvi imensa informacas, que agora vou recordar e ent

Maria Alves Pereira: “Foi muito agradavel a apresenta ceio, ouvi imensa informecas, que agora vou recordar e entender melhor. Quero experimentar e trabalhar com as “minhas” criança, vou cheia de vontade.

Foi muito utile interessante. Obrigada por partilhar todo esta conhecimento connosco, e comigo peincipalmente”

Iris Mendes: “Achei que foi uma formação muito interessante e dinâmica, fez com que eu ficasse muito mais elucidada acerca desta pedagogia e também corrigir algumas ideias ja “adquiridas” . Por exemplo: a pedagogia montessori quase só usa
natureza como instrumento. Gostaria de ter ouvido a relaçao que poderia existir entre a pedagogia montessoriana e a sobredotaçao, uma vez que a minha investigacao de mestrado recai sobre a precocidade excecional

(sobredotacao em idade pré-escolar)”

anônimo: “Seminário Pedagogia Montessori Gostei do workshop, informaçao relevante e bem dominada pela formadora…

A parte prática “soube a pouco”! Obrigada!”

anônimo: “Uma partilha importante para os profissionais de Educação. São momentos como estes que nos dão alimento para (Re)pensar a forma como atuamos no nosso dia a dia.
Para mim foi importante porque quero, num futuro próximo fazer a formação montessori. Vou subscrever o canal, pois este é o inicio da minha exploração da pedagogia. Grata!”

Marizie Évora: “Primeiro, achei maravilhoso a paixão e gosto que transmite ao falar desta metodologia. Cativante!

E sim, fiquei motivadíssima, apaixonada…tinha quase a certeza que era esta a metodologia que defendia e depois do workshop, vamos la! 🙂 Gostei da sequência utilizada, escolhida para falar deste método, no entanto gostaria de ter aprendido mais sobre matemática (o tempo foi pouco). Sem dúvida tenho interesse em uma formação, Muito obrigada!”

Anônimo workshop de Lisboa 2018:“Gostei muito do wokshop como profissional e como mãe…Como mãe quero estar preparada para o futuro, pois sinto que meu filho vai ser um desafio constante. Adorei a apresentação e gostava de fazer outro para conhecer melhor os materiais. Com a realidade que se vive em Portugal,…faz todo o sentido abrir as portas para outras metodologias:”

Isabel S. “Gostei mais da parte prática e principalmente do material de matemática”

Anônimo workshop de Lisboa 2018: “Gostei da apresentação dos materiais, da clareza da apresentação e da interação da formadora e formandos. Foi pouco tempo…gostaria de conhecer melhor os materiais”

Anônimo wokshop de Lisboa 2018: “Achei muito interessante e muito importante estes conhecimentos…os materiais bastantes apelativos e de fácil manuseio, ajuda bastante as crianças a aprenderem. Gostei muito”

Anônimo workshop de Lisboa 2018: “ Workshop muito interessante, centrado numa pedagogia educativa, onde o importante não é só o aprender, mas principalmente o ser.

Apresentação muito prática, com materiais reais e concretos que facilitam a aprendizagem. Ficou desperta a curiosidade e o querer saber mais.”

Jorge Lopes: “Muito obrigada pela oportunidade de contactar com algo tão incrível quanto a pedagogia Montessori. Apesar de encontrar algumas estratégias em comum com a minha formação inicial, fui acordado para as pequenas coisas que fazem a diferença na prática letiva; a serenidade, o apontar da tarefa, a condução para a aprendizagem e para a elevação da sua autoestima.”

Anônimo do Workshop de Mafra nov. de 2018: “A frequencia no workshop permitiu-me experienciar alguns materiais que não conhecia e outros e outros com que não me sentia tão confortável. Possibilitou-me perceber melhor estes últimos, aguçando-me a vontade de os colocar em sala de aula.

A forma como decorreu o workshop foi no meu parecer, corretamente orientada dando-nos a possibilidade de aprender, refletir e perceber como tudo começou, dando sentido à prática.

Levo a vontade de mudança, controlada mas necessária ao grupo de crianças com quem trabalho.

(Na escola tradicional) A gestão de tempo, cumprimento de horário e currículo que nos é imposto é um grande desafio. Mas aprendi que há uma luz no final do túnel. Obrigada pela disponibilidade!

Anônimo do Workshop de Mafra nov. de 2018: “Foi muito interessante e produtivo este workshop para a minha formação profissional e pessoal. Os materiais são muito apelativos e funcionais e mesmo para nós enquanto profissionais. Penso que esta pedagogia prepara as crianças para sua vida em todos os seus aspectos. As crianças motivadas e curiosas são o caminho para o seu sucesso e para o meu também. Fiquei mesmo com vontade de mudar alguma coisa na minha prática como professora! Gostei muito da formadora que soube cativar e transmitir com serenidade os seus conhecimentos e plantar em mim um pouco da semente.”

Susana Chaves: “Eu gostei muito deste Workshop. A parte prática e o manusear dos materiais foi interessante e pensei logo que é possível adaptar alguns desses materiais nas minhas aulas de 1. ano, tanto na matemática como no Português.

O que também me agradou foi a calma com que a Simone Clemens explica tudo, achei fantástico e penso que os professores podem e devem ser assim sempre nas suas aulas.”

Anônimo do Workshop de Mafra nov. de 2018: “Eu gostei de participar deste workshop pois conheci muitos materiais  pedagógicos que não conhecia, como utilizá-los no dia-adia com meus alunos. Adquiri conhecimento sobre a vida de Maria Montessori da qual desconhecia e a razão que a levou a desenvolver este método. Gostei da abordagem da formadora tanto a nível teórico quanto da exposição prática, colocou-nos à vontade e conseguiu transmitir-nos o que era pretendido, dado que também houve interação por parte dos formandos. Grata pela disponibilidade e até uma próxima vez:”

Ana Rebelo: “Foi útil contactar com a Pedagogia Montessori na qual encontro muitos pontos de contacto com o movimento escola moderna..”

Liliana Almeida: “Hoje recebi conhecimento de um tema que há muito me fascina, com a experiência e sensibilidade da formadora,  bem haja ”

Carla Gonçalves: “Quanto à formadora, foi muito comunicativa, com facilidade em dinamizar a sessão e em cativar e interagir com os formandos. O fato de estar a trabalhar, de momento, na prática torna a sessão mais significativa e interessante pois estabeleceu pontes com o que sentimos no nosso dia a dia profissional.

Considero que a formação foi bastante completa, dando a conhecer, com clareza, os princípios da pedagogia, bem como os materiais organizativos da aprendizagem. O facto da componente teórica ter sido complementada pela parte prática foi uma mais-valia, dando a conhecer a forma de implementar os materiais, a sua utilidade e intenção. Considero que foi uma boa ferramenta para fazer alterações na minha parte pedagógica, ainda que os contextos reais não permitam a sua aplicação por completo.”

Ana Diniz: “Gostei bastante, tanto do tema, como da formadora. O tema é vasto, mas deu para descobrir e apaixonar-me ainda mais, sempre com vontade de poder aplicar na minha prática.”

Ana: “Exposição muito esclarecedora do método Montessori e dos materiais utilizados no dia-a-dia.”

Maria Odete: ” Se eu pudesse pontuar daria nota 10. Eu gostei muito do curso, gostaria muito de poder aprender muito mais. Tenho pena de não haver aqui em Portugal um curso completo. ”

Filipa Sorra: “Sendo conhecedora da pedagogia o workshop foi muito importante na consolidação e sistematização da informação, apresentada pela Simone Clemens de forma muito clara, bem disposta e muito completa.”

Sara Honório: ” Obrigada por este dia especial, de emoções, partilha e dedicação às crianças deste mundo.”

Elisabete de Carvalho: “Gostei muito do curso, tenho pena de não poder por em prática tudo o que aprendi.”

” O Workshop foi de grande utilidade para mim enquanto profissional da educação, pois pude comprovar que a implementação do método é possível.  A Sra. Simone Clemens enquanto formadora é genuína e explica tudo de forma acessível a vários tipos de pessoas (educadores, professores, mães e auxiliares). ”

“É com grande satisfação que posso indicar esta formação. Posso concluir que foi muito enriquecedor, nos quais os formandos puderam esclarecer dúvidas, partilhar experiências e adquirir novos conhecimentos face à educação Montessori. No futuro como profissional irei adaptar algumas atividades para propiciar o desenvolvimento das crianças. Enquanto formadora a Sra. Simone Clemens criou empatia com os formadores, sabendo evidenciar diferentes características e vantagens do método.”

“Agradeço a partilha de conhecimento”

“Foi bom conhece-la e por partilhar-nos toda sua sabedoria. Muito obrigada”

“Gostei de todos os tópicos, embora o material de matemática e de consciência pedagógica me tenham cativado bastante. Espero que sejam desenvolvidas mais iniciativas semelhantes a esta para nos enriquecer.”

” Gostei de tudo, a mais a aplicação do método em casa.”

“Gostei de todos os tópicos do workshop. Foram temas bastante interessantes e abordados de uma forma clara e precisa, sendo que deu para compreendermos na perfeição. Gostaria de poder ver como aplicar o método em adolescentes. Sem dúvida indicaria a formadora!”

Teresa Grilo/Psicóloga: “…gostaria de mais workshops sobre a mesma temática. A palestra foi um grande contributo para a compreensão da sobredotação. Foi muito interessante e enriquecedora.”

Andreia e Nuno: “Embora já estejamos familiarizados com o tema sobredotação, como pais, é sempre enriquecedor conhecer algumas perspectivas que desconhecíamos e alguma validação das que já conhecíamos. Foi um prazer.”

Estela Bento: “Muito enriquecedor, motivador e interessante. Apesar da formação abranger muita informação, acho que há mais para aprender e descobrir.”

(Estudante de Psicologia universidade de Lisboa): “Gostei da Palestra sobre Sobredotação, a indicaria a outras pessoas. O que mais gostei foi a partilha de experiêncais práticas que tornam a passagem de informação mais interessante e realista.”

Prof. Joana Fernandes: “ Vou a muitas conferências, formações e workshops…que são direcionados para debates de educação sobre as mudanças de paradigmas que tem de começar a acontecer. Foi com muito entusiasmo e motivação que cheguei ao fim do nosso encontro de hoje com uma sensação prática e não só utópica do que deve ser respeitado em educação. A Simone Clemens conseguiu transmitir o entusiasmo pela Pedagogia Montessori com muita clareza, reflexão e exemplificação.

Deixou-me o bichinho de querer saber mais e com a vontade de criar alguns instrumentos que melhor sirvam para meus alunos. Veio também dar.me a segurança que necessitava deque o caminho que estou a trilhar em sala de aula não é tão descabido assim. Obrigada pela partilha e espero um novo encontro em Portugal”

Filipa Reis/Educadora: ” Gostei do Workshop, aprendi e identifiquei-me com o método Montessori. Obrigada”

Sra. Galvão Ferreira/Educadora: “Esta formaćão foi bastante esclarecedora, uma vez que abordou tanto a parte teórica quanto a prática desta metodologia. A distribuição do tempo foi perfeita. Esta formação suscitou ainda mais a minha curiosidade em aprender mais sobre a metodologia montessoriana de forma a colocá.la em prática em um futuro próximo. Por último tenho a agradecer à formadora Simone Clemens pela alegria e carinho com o qual partilhou seus conhecimentos.”

Carlota Nunes/Educadora: ” É sempre enriquecedor aprender mais para renovar os conhecimentos e tentar melhorar enquanto profissional. Nesta sessão sobre Pedagogia Montessori, tive a oportunidade de conhecer materiais para facilitar a aprendizagem dos alunos e mais que isso, tive a oportunidade de conhecer aspectos da pedagogia que vão ao encontro do rítmo da criança, do seu interesse, respeitando assim a criança em uma perspectiva de manter a motivação ao longo da vida escolar.

Foi uma formação muito positiva e saio hoje com vontade de repensar a minha sala de aula. Muito obrigada.”

DEPOIMENTOS RECENTES DE MÃES SOBRE MEU TRABALHO DE CONSULTA ONLINE:

Patrícia de Jesus (Brasil): “Simone Clemens, mais uma vez agradeço pela oportunidade que nos proporcionou!
Por sua disponibilidade em auxiliar e esclarecer todas as dúvidas que eu tinha!
Acalmou meu coração e me direcionou!”

Renata Medeiros (Alemanha) : “Nossa conversa foi excelente. Adorei o profissionalismo e a seriedade da Simone Clemens”

Karin N. (Brasil: “Bom, percebi que você é uma profissional muito sensata, suas colocações foram pertinentes, esclareceu dúvidas e esteve muito solicita a me ajudar. Muito obrigada pela oportunidade. Agradeço de coração. Bjos”

Ana Serrano (Portugal) : “Este é o meu testemunho e é verdadeiro ?! Obrigado Simone

Simone, agradeço toda a ajuda e toda a atenção que dispensou durante a nossa consulta e posteriormente… Obrigado por ultrapassar em muito o que seria de esperar e pelas orientações que foram e estão a ser muito úteis na minha interacção com o meu filhito ? . Espero que continue a auxiliar-nos e estar presente nas nossas vidas. Abracito com carinho e até breve”

Luana Martins (Brasil)

“Oi Simone Clemens , a senhora é simplesmente fantástica, como ser humano e profissional. Sempre supera minhas expectativas. A cada leitura no seu blog me apaixono ainda mais pelo tema. A clareza e coerência em seus textos e artigos é simplesmente maravilhosa! Muito bom!

Meu nome é Luana e sou uma das mães q passou em consulta com a senhora, lembra? Estou muito feliz, pois ajudou muito! Aliás,tirou-me foi um fardo das costas isso sim! Enquanto aqui no Brasil, educadores afirmavam q meu filho tinha muitos distúrbios psicológicos e ate TDAH, a senhora através de consultas, identificou e me tranquilizou dizendo q na verdade ele „só“ era um pouco mais inteligente q o normal, e não estavam compreendendo o menino.

E de quebra ainda me auxiliou com um profissional p uma avaliação neuropsicológica para ele, não q lhe houvessem duvidas, mas para satisfazer as minhas confirmações e também para ajudá-lo encontrar uma escola melhor (por conta do laudo).

Me orientou como eu deveria lidar com ele, me indicou o caminho.

Experiente na área, super esclarecida, culta, mas numa simplicidade sem medidas, não faz acepção de pessoas, mas as compreende, sabe ouvir, é otimista mas sem sair da realidade. Foi notável p minha família pois vimos q trabalha com amor!!!

Obrigada por tudo.
Deus abençoe.”

Daliane  (Brasil): “…através da sua indicação conseguimos achar  a escola  ideal nos EUA – Califórnia para a nossa filha. Ela gostou tanto da escola que queria até dormir lá…Obrigada”