Falando Sobre Superdotação

Superdotação ou Altas habilidades

Um fenômeno inato ao ser humano, uma variação da inteligência que pode aparecer em diversas áreas do conhecimento.

Ao contrário de muitos clichês, a criança superdotada nem sempre é aquela que faz tudo certo, que tira somente excelentes notas na escola e muito menos a que sabe tudo. Por isso não é tão simples assim para o professor ou educador reconhecê-las e ajudá-las em sala de aula. A falta de apoio adequado a estas crianças pode causá-las já na infância danos como: doenças psicossomáticas, depressão, perda do gosto e bloqueios no aprendizado, agressividade, sentimento de rejeição, perda da autoconfiança e autoestima. É necessário que os pais tenham conhecimento do tema para que possam ajudar seu filho em todo o seu desenvolvimento.

O adulto superdotado/hipersensível pode sofrer consequências da falta de conscientização da sua própria condição, trazendo-lhe muitos conflitos e frustrações desnecessárias. É possível e importante que essa situação seja revertida e que a pessoa em questão possa usufruir de todo seu dom e sentir-se bem em sua pele e com seu meio.

Artigos publicados

Nós usamos Cookies para garantir que você tenha uma ótima experiência no nosso site. Caso você continuar usando este site, nós partimos do princípio que você está de acordo com isso.  Saiba mais