Sobre Mim

Sobre mim:   12715613_951680201534918_5559984319086024858_n_004

Meu nome é Simone Clemens, sou brasileira, mãe de dois filhos, pedagoga montessoriana (Montessori Vereinigung -Aachen/ Alemanha), especialista em superdotação pela IFLW/Alemanha e bacharel/professora de música – piano erudito (IA-UNESP/Instituo de Artes da Universidade Estadual Paulista na classe de elite do Prof. Pietro Maranca).

Vivo e trabalho na Alemanha como pedagoga, palestrante e consultora educacional. Meu trabalho se dirige a países de língua portuguesa online ou presencialmente com as mesmas funções além de ajudar na implementação de escolas montessorianas  nestes países.

FALE COMIGO!






EducarSi

A EducarSi é uma empresa que tem como base e coluna sólida a pedagogia Montessori e vê todo ser humano como talentoso. A empresa é sediada na Alemanha, fundada por Simone Clemens – pedagoga montessoriana e especialista em superdotação/talento. Oferecemos formações, workshops, palestras e consultoria tanto no tema “pedagogia Montessori” como no tema “superdotação”. Nosso público: pais, educadores, professores, gestores e todos os interessados nestes temas.

O papel da EducarSi é de informação e divulgação dos temas Montessori e Superdotação em países de língua portuguesa (principalmente Brasil e Portugal) e Alemanha. Visamos apoiar e incentivar crianças, jovens e adultos nas colunas de uma educação altamente moderna e humana.

Montessori

A pedagogia montessoriana está para o aprendizado através de todos os sentidos, autonomia, curiosidade, respeito à natureza e a si próprio, confiança, liberdade, movimento, inclusão, paz. A criança é um ser que já vem ao mundo com um potencial a ser desenvolvido e o adulto tem o papel de incentivar, apoiar e acompanhar este desenvolvimento. Montessori via o meio o qual a criança vive e aprende como direto influenciador deste processo de crescimento.
A pedagogia de Maria Montessori tem seu lugar garantido no século XXI, onde suas bases e colunas estão presentes em todos os tipos de linhas pedagógicas modernas, consideradas com grande sucesso.

Pessoas famosas que tiveram uma formação montessoriana: Bill Gates (empresário e fundador da Microsoft), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Mark Zuckerberg (fundador do Facebook), Sergey Brin e Larry Page (fundadores da Google) assim como Gabriel Garcia Marquez (prémio nobel de literatura), Anne Frank (jovem escritora alemã-judia), Hundert Wasser ( renomado pintor austríaco), Geoge Clooney, Jacqueline Kennedy Onassis, Maria Calas (a grande diva da ópera do século XX) e muitos outros.

Renomados apoiadores apaixonados pela pedagogia Montessori: Thomas Edison (inventor e empresário -fundou uma escola montessoriana), Jean Piaget (psicólogo, foi presidente da associação Montessori da Suíça), Sigmund Freud (neurologista, fundador da psicanálise – amigo e grande admirador de Montessori), Leo Tolstoi (escritor e pedagogo), Mahatma Gandhi (advogado e grande humanista) entre muitos outros.

Superdotação (e hipersensibilidade)

Um fenômeno inato ao ser humano, uma variação da inteligência que pode aparecer em diversas áreas do conhecimento.

Ao contrário de muitos clichês, a criança superdotada nem sempre é aquela que faz tudo certo, que tira somente excelentes notas na escola e muito menos a que sabe tudo. Por isso não é tão simples assim para o professor ou educador reconhecê-las e ajudá-las em sala de aula. A falta de apoio adequado a estas crianças pode causá-las já na infância danos como: doenças psicossomáticas, depressão, perda do gosto de aprender, bloqueios no aprender, agressividade, sentimento de rejeição, perda da autoconfiança e autoestima. É necessário que os pais tenham conhecimento do tema para que possam ajudar seu filho em todo o seu desenvolvimento.

O adulto superdotado/hipersensível pode sofrer consequências da falta de conscientização da sua própria condição, trazendo-lhe mutos conflitos e frustrações desnecessárias. É possível e importante que essa situação seja revertida e que a pessoa em questão possa usufruir de todo o presente do seu dom e sentir-se bem em sua pele e com seu meio.