A Psico_Gramática Montessori

Gramática Montessori
Psico-Gramática Montessori

A língua falada e escrita é um recurso que assegura a possibilidade de comunicação complexa e profunda, aproxima as pessoas e é uma forma de expressão que possibilita conhecer e entender o mundo. Mais que isso, a língua funciona também como meio de preservação da identidade cultural de um povo.

Podemos destacar, ainda, sua importância para o desenvolvimento intelectual e psicológico do ser humano, pois a criança intensifica o conhecer do mundo através dela. O conhecimento do sistema organizado de palavras que compõe a língua, permite a criança nomear coisas, expressar seus sentimentos, trocar e defender ideias, entender o mundo à sua volta.

Somente há domínio da Língua, quando se conhece sua estrutura, ou seja, sua gramática.

Somente há domínio da Língua, quando se conhece sua estrutura, ou seja, sua gramática.

Maria Montessori

Vale salientar que a língua também leva um papel fundamental no processo de socialização.

Para fazer o uso completo desse meio de expressão e comunicação é necessário que se compreenda a sua estrutura.

Quanto mais se compreender a estrutura da língua, mais se sabe fazer uso dela e melhor e mais rápido pode-se aprender e dominar outros idiomas também. Quem não domina a estrutura da própria língua, tem grande dificuldade em aprender outros idiomas de forma satisfatória.

Aqui trataremos da Morfologia. Esta palavra vem do grego: morfe que significa forma e logia que significa estudo – estudo da forma – estudo da formação e classificação das palavras.

O que é uma “Psico-Gramática” ?

Gramática Sensorial Montessori

Neste contexto, Montessori desenvolveu o aprendizado da Gramática através de Símbolos Concretos para crianças de 5 a 12 anos, para ajudar a compreender de forma mais palpável a estrutura do Idioma.

A criança compreende e memoriza melhor a função das palavras com a ajuda de um símbolo concreto, por isso, no método desenvolvido, cada classe gramatical possui o seu símbolo e sua cor própria.

São dez as classes morfológicas: substantivo, artigo, adjetivo, verbo, advérbio, pronome, numeral, preposição, conjunção e interjeição

Do concreto-simbólico para o abstrato-escrito

Do concreto-simbólico para o abstrato-escrito da estrutura da língua, a criança aprende de forma prazerosa, desenvolve o senso estético, aprende a organizar e a sistematizar conceitos.

Além do mais, dentro do conceito básico do pensamento pedagógico montessoriano, a criança aprende a gramática não somente de forma concreta, mas ativa, pois, a movimentação das peças concretas com as mãos incentiva o trabalho intelectual. Para Montessori, esse processo é muito importante, já que, para ela, o aprendizado está sempre interligado com o movimento natural do corpo e o trabalho ativo com as mãos.

Gramática com materiais sólidos simbólicos

As figuras pensadas por Maria Montessori tem leve semelhança com suas funções morfológicas. Por exemplo:

O verbo é representado por uma bola de cor vermelha para indicar movimento, ação; o advérbio que tem a função gramatical de acompanhar o verbo é retratado por uma bola menor de cor semelhante ao verbo, a cor laranja; já a conjunção que tem a função de ligar elementos é dada por um traço cor de rosa – ela une. E assim por diante.

Contudo, o pensamento central é a concretização de um uma ideia completamente abstrata, como a função das palavras, por meio de um símbolo concreto, para desse modo, ajudar a criança nesse processo de compreensão e aprendizagem da língua.

Segundo Maria Montessori e a experiência de seu método em todas estas décadas no mundo todo, esta forma de aprendizado é direcionada a todas as crianças, inclusive a alunos com dificuldades em abstração e lógica na educação especial.

Um Curso Completo

Nesse nosso curso veremos de forma prática, clara e concisa, como apresentar as funções morfológicas das palavras para as crianças e assim como a passagem da forma prática-simbólica para a forma escrita-abstrata usada na escola tradicional.

O curso está estruturado em 1 módulo introdutório abrangendo um módulo para o jardim da infância + 4 módulos destinados ao ensino fundamental 1, este complementado por cadernos de atividades práticas para as crianças + um guia prático sobre gramática para os pais.

A formação é destinada a pais, educadores, professores, psicopedagogos e todos os interessados em pedagogias ativas, pedagogia Montessori e todos que se interessam por uma pedagogia digna do século XXI.

Para mais, apresento aqui de forma inédita em Português, a personificação dos elementos simbólicos gramaticais, o qual através da personificação intensifica-se o efeito simbólico das palavras.

Ao prepará-lo cuidei para que o conteúdo fosse trabalhado tanto no Português continental como na sua variação do Português do Brasil, consultando referências e profissionais de ambos países. Vale lembrar que em termos gramaticais o Português de Portugal e a sua variante brasileira possuem absolutamente a mesma base estrutural. Eles diferenciam-se na sua pronúncia e vocabulário regional assim como leves variações de estilo de uso gramatical.

No mais, espero que este trabalho seja de valia para pais e educadores como impulso do ensino e apoio da gramática no ponto morfologia como base da estrutura da nossa língua portuguesa para suas crianças.

Simone Clemens – Pedagoga internacional montessoriana, especialista no tema Superdotação e Supersensibilidade e Profa de Música – Brasil-Alemanha

Nós usamos Cookies para garantir que você tenha uma ótima experiência no nosso site. Caso você continuar usando este site, nós partimos do princípio que você está de acordo com isso.  Saiba mais