Autismo e a Pedagogia Montessori

Autismo e a Pedagogia Montessori

Embora a definição científica sobre o autismo seja clara, a diferenciação deste espectro é absolutamente individual. Aqui encontramos pessoas com altas capacidades, com grandes dificuldades e não raramente os dois juntos.

Em termos de aprendizagem intelectual, um dos pontos que mais frequentes é a dificuldade com a abstração de pensamento.

Por isso, a pedagogia Montessori é tão eficaz na ajuda do aprendizado principalmente na educação especial.

Umas das ideias centrais desta pedagogia é trazer para a criança todo o conteúdo que é apresentado na escola, de uma maneira concreta, palpável, simples para a criança, enquanto sua capacidade de pensamento abstrato ainda está em desenvolvimento.

Trazer para o concreto o que a criança ainda não consegue pensar de forma abstrata!

Para isto, Montessori serve-se de materiais didáticos concretos que

demonstrem o pensamento básico do conteúdo.

Montessori ao longo de sua vida como médica e pesquisadora, desenvolveu uma técnica para a apresentação de materiais didáticos para as crianças com base em sua experiência prática com as crianças: o próprio método montessoriano.

Os materiais didáticos + técnica de apresentação + conceito pedagógico e filosófico de educação compõe o método de Maria Montessori.

O mesmo se dá também por exemplo no ensino da linguagem: o que é um substantivo? Um adjetivo? Nomes estranhos de conceitos completamente impalpáveis, quase impossível de compreender para quem ainda não desenvolveu e/ou tem muita dificuldade com o pensamento abstrato. O que faz Montessori?

A mágica de Montessori para as criança se dá através de uma estrutura clara e concreta, visível e palpável através de seus materiais didáticos específicos e de uma técnica de apresentação didática.

Por exemplo: se para uma criança ainda é difícil compreender o que significa 10:2, Montessori coloca à sua frente o que realmente significa 10:2 por meio de um material didático concreto e a através de uma técnica de apresentação clara por ela desenvolvida. Com isto torna-se para a criança tudo visível e lógico.

gramática MontessoriSubstantivo

Ela transforma este conceito vago de gramática em um elemento simbólico concreto conhecido pela criança, personificado, o qual a criança se identifica e como em passo de mágica simplesmente fica claro! “Ah isto é um substantivo, isto um adjetivo! Aí se pode encontrar um sorriso de satisfação na criança.

Uma estrutura clara e concreta juntamente com uma técnica de apresentação adequada e a consciência de uma educação altamente humanizada é o grande legado da pedagogia montessoriana para a educação especial.

Simone Clemens, pedagoga montessoriana e especialista em superdotação, supersensibilidade e sinestesia

Claudio Clemens