Superdotação ou Altas Habilidades
Um fenômeno inato ao ser humano, uma variação natural da inteligência que pode aparecer em diversas áreas do conhecimento e dos sentidos.
Ao contrário de muitos clichês, a criança superdotada nem sempre é aquela que faz tudo certo, que tira somente excelentes notas na escola e muito menos a que sabe tudo. Por isso não é tão simples reconhecê-las e ajudá-las quer em casa ou na escola.
A falta de apoio adequado a estas crianças pode causá-las já na infância danos como: doenças psicossomáticas, depressão, perda do gosto e bloqueios no aprendizado, agressividade, sentimento de rejeição, perda da autoconfiança e autoestima. É necessário que os pais tenham conhecimento do tema para que possam ajudar seu filho em todo o seu desenvolvimento.
A criança superdotada, torna-se um adulto superdotado.
O adulto superdotado tem como objetivo o convívio satisfatório/harmonioso consigo mesmo, utilizando e incluindo seu talento para este fim.
O adulto superdotado a depender do seu grau de consciência a respeito das suas próprias habilidades e a que fim elas se destinam na sua vida, juntamente com experiências vividas, pode sentir-se bem, motivado, forte, grato, aceito e útil ou incomodado, frustrado, solitário, perdido, sem forças, injustiçado e não compreendido no seu dia-a-dia.
Nosso objetivo é ajudar o superdotado no seu processo de conscientização e o encontro com suas habilidades, contextuadas no seu caminho de vida.
Supersensibilidade
A Supersensibilidade como habilidade foi conceituada pela psicóloga americana Dra. Elaine Aron.
À partir de sua contextualização, o fenômeno foi tratado como uma condição psico-neurológica especial: a Superdotação dos Sentidos.
A Supersensibilidade como forma especial de inteligência tem sua gama de características, as quais apresentam seu propósito positivo e suas possíveis dificuldades no dia-a-dia.
Algumas características da Supersensibilidade:
- sentidos aguçados (olfato, visão, tato, paladar e audição)
- pessoa muito intuitiva com constante impressão de 6° sentido
- alta capacidade para detectar detalhes
- tendência ao perfeccionismo
- tendência a espiritualidade (não necessariamente ligada a religião)
- necessidade grande de cotidiano harmonioso
- tendência a artes e tudo que contribua com uma causa estética
- maior empatia, preocupa-se com o outro
- insegurança, medo do desconhecido, muito cauteloso, indeciso
Saiba mais no nosso canal youtube e instagram redes sociais
Você pode fazer um teste de Supersensibilidade grátis (adulto e sobre seu filho) já aqui:
Adultos: https://www.educarsi.com/home-page/falando-sobre-superdotacao/teste-supersensibilidade/
O adulto Superdotado/Supersensível pode sofrer consequências da falta de conscientização da sua própria condição, trazendo-lhe muitos conflitos e frustrações desnecessárias. É possível e importante que essa situação seja revertida e que a pessoa em questão possa usufruir de todo seu dom e sentir-se bem em sua pele e com seu meio.
Sinestesia
Quando letras e números tem cores específicas, uma música tem suas próprias sequências de cores e formas, ao ver algo sente-se o gosto do que se está apenas olhando…
A Sinestesia é um fenômeno neurológico, o qual através de um estímulo são acionados dois ou mais sentidos simultaneamente.
Este fenómeno é físico e real, comprovado cientificamente através de exames de ressonância magnética.
Aqui trata-se de uma particular estrutura cerebral onde há uma superconexão neural de determinados areais cerebrais. Uma disposição genética, involuntária e espontânea e como qual não se pode comandar (treinar ou aprender). A condição pode apresentar aspectos muito positivos e algumas dificuldades.
Sinestesia não é doença, nada tem a ver com alucinações patológicas, nem transtornos mentais e nem com o consumo de drogas. É uma condição natural, de origem genética, com a qual já se nasce com ela.
Até agora foram detectados ca. de 80 tipos de combinacões sinestetas, sendo as 3 mais comuns:
- grafia + cores (letras e/ou números tem cores específicas)
- grafia + cores + personalidade (letras, números tem não somente cores , mas também são personificadas com traços de personalidade. Ex: O número 1 é preto e simpático, o número 2 é laranja e ranzinza)
- música + cores + formas (sons ou música são acompanhados por cores e formas geométricas específicas)
A habilidade deve ser cuidada e trabalhada desde a infância.
A Sinestesia está interligada com a Superdotação e Inteligência elevada.
Descubra se você é sinesteta. Faça aqui seu primeiro autoteste
Afantasia
Embora este tópico não faça parte do Espectro da Superdotação, a EducarSi se propõe a apoiar, estudar, esclarecer e divulgar o fenômeno.
A afantasia é a condição neurológica, a qual a pessoa não visualiza (em forma de “foto ou filme”) o que imagina. Na gama de características do fenômeno há seu propósito positivo e suas possíveis dificuldades no dia-a-dia.
Temos mais informações no nosso Blog e vários vídeos no youtube.