O material Montessori é único em sala de aula.

005212Na sala de aula montessoriana há somente um único exemplar de cada material! Porque? Porque o material deve ser visto pela criança como algo valioso, que ela tem a oportunidade de ter em mãos. Ela tem a sorte de poder trabalhar com ele, ela e somente ela naquele momento! De todas aquelas crianças, ela tem a possibilidade de ter aquele material. Esta experiência traz para a criança em questão, um sentimento de responsabilidade, de ser único. O tempo com o material é precioso e único! Este é o objetivo principal.

Claro que a criança pode trabalhar com o material em grupo. Mas o princípio permanece o mesmo. Naquele momento, quem trabalha com o material é aquele grupo, só ele e ninguém mais. Aqui o conceito de “nós”, o grupo, é acentuado.

Como  conseqüencia deste contexto, a criança aprende a esperar!

Esperar, capacidade esta tão difícil nos dias de hoje, no método montessoriano é treinada dia a dia. Esperar e respeitar a vez, o tempo do outro. Respeito mútuo, socialização é o resultado!

O cuidado com os objetos também é treinado através do material. O cuidado de não quebrar, de manter limpo, de manter por inteiro, sem a falta de peças, são capacidades aprendidas através deste método. Paralelamente a criança transmite este cuidado da sala de aula para seus objetos pessoais em casa, assim como para os objetos da casa em geral. A criança aprende o valor das coisas de uma forma positiva, calma e efetiva. Efetiva porque foi através de conclusões próprias, através da vivência dela e não através de sermões dos pais, os quais com a falta e experiência da criança, tem pouco significado.

 Simone Clemens, pedagoga montessoriana pela associação Montessori de Aachen/AMI /Alemanha, especialista em superdotação infantil e na adolescência pela IFLW/Alemanha

Nós usamos Cookies para garantir que você tenha uma ótima experiência no nosso site. Caso você continuar usando este site, nós partimos do princípio que você está de acordo com isso.  Saiba mais