Seu filho/aluno recebe o suficiente na escola/jardim de infância?
O aluno superdotado necessita de um apoio intelectual especial na escola, devido ao seu processo cognitivo diferente da maioria das crianças. Esse processo de aprendizado é acelerado e na maioria das vezes assíncrono. Por isso detectar uma pessoa com altas habilidades não é tão simples quanto muitos pensam. Lembro aqui, que ser superdotado não significa saber tudo e o aluno não é necessariamente superdotado em todas as áreas do conhecimento.
Mesmo o professor sabendo que determinado aluno é superdotado, também não é sempre fácil detectar, se este aluno está recebendo o suficiente impulso para seu aprendizado. O mesmo se dá se o professor /educador ainda não percebeu se determinada criança é superdotada. A falta de conteúdo e forma adequada de aprendizado é a causa de 80 % dos problemas de superdotados em instituições de ensino, segundo pais e professores.
Fato é que crianças superdotadas que não recebem suficientemente impulsos intelectuais na escola/jardim de infância, podem sofrer vários danos emocionais e distúrbios de comportamento.
De acordo com estudos empíricos são 4 os principais sinais de déficit de apoio intelectual em crianças e jovens superdotados:
- Desligar-se em sala de aula
O aluno fica “desligado”, sem motivação e ocupa-se com outras coisas. O perigo para esta criança é não aprender como aprender (técnicas de aprendizado), o que pode prejudicar seu caminho escolar.
A criança do jardim de infância, não entende o que é pedido para fazer, não entende as regras das brincadeiras ou jogos. O que pode prejudicar a socialização e a motivação da criança pequena.
- Atrapalhar a aula
Freqüentemente a criança comporta-se como o “engraçadinho ” da sala, interrompe a aula e a explicação da professora/or. O professor tem muito problema de disciplina com este aluno.
- Esconder seu talento
Esta criança/jovem com o objetivo de não parecer diferente dos outros, adapta-se ao ambiente, escondendo suas capacidades especiais. Geralmente meninas procuram aceitação social por este caminho. Como uma bomba que pode implodir a qualquer momento, estas crianças/jovens podem ter sérios problemas psicossomáticos e depressões que podem culminar até com suicídio.
- Excelente desempenho escolar sob a pena de isolação social
esta criança/jovem não se importa com a opinião de seus colegas de classe. Estes são os que atingem somente notas máximas e de todos os grupos, são os primeiros a serem reconhecidos rapidamente como superdotados. O preço deste caminho é o isolamento social, que pode acarretar também problemas psicossomáticos e depressões sérias.
Entendendo porque o currículo e a didática da escola e do jardim de infância comuns não suprem as necessidades de um superdotado. Compare!
superdotado
- preferência em criar sua própria forma de pensar/descobrir
- entendimento rápido da matéria sem muita necessidade de repetição/automatização
- Interesse amplo e profundo por muitos temas
- pré-conhecimento sobre muitos temas acima da média das crianças da sua idade
- criatividade aguçada
- preferência por caminhos e respostas abertas
escola comum
- Foco em reproduzir o que já foi pensado/descoberto
- muita repetição e muitos exercícios de automatização
- Poucas matérias relacionadas e apresentação superficial destas/sem ou com pouca oportunidade de aprofundamento
- Conhecimento dado de acordo com idades/ Cada classe contém crianças da mesma idade
- Conformismo: Muitas vezes por diferentes razões, pergunta-se pouco ou espera-se que não se questione causas e que aceite a resposta, a teoria conhecida.
- Caminho dado a respostas, sem a oportunidade de novas descobertas
Como ajudar
Mas a criança/ o jovem superdotado não precisa estar só e não está fadado a perecer na sua instituição de ensino. Existem uma série de medidas que podem ajudar e muito o seu desenvolvimento social, psicológico e seu desempenho intelectual na escola/jardim de infância:
- Diferenciação do aprendizado em sala de aula
Aqui trata-se da diferenciação e aprofundamento de conteúdo para o aluno superdotado. O aluno superdotado recebe outras atividades, ex: outras tarefas de casa do que seus colegas. No jardim da infância suas perguntas são diferenciadas, mais profundas de acordo com seu talento, mesmo estando na mesma atividade que outras crianças.
- Grupos especiais de aprendizado e cursos extra
Grupos especiais com crianças/jovens de diferentes idades, podem trazer atividades muito mais interessantes do que grupos que são de idades homogêneas.
- Campeonatos
Em campeonatos, crianças/jovens superdotados tem a oportunidade de maximizar seu potencial, sem a pressão de parecer diferente. Além da chance de conhecer outros colegas.
- Férias /cursos especiais de verão
Estes cursos são nas férias e tem como objetivo reunir pessoas com interesses e capacidades semelhantes, para aprofundar seus conhecimentos e aumentar, treinar a competência social dos jovens e crianças. Somente tem sentido se ministrados por pessoas competentes e conhecedoras do tema. Ex: psicólogos, professores e pedagogos especializados e que tenham noções sobre o tema superdotação.
- Porta-rotatória
Adequado aos que mostram uma capacidade muito acima da média em uma só matéria, este aluno visita somente neste determinado assunto, aulas em uma série mais adiantada. Ex: um aluno da 5. série, visita as aulas de matemática da 6. ou 7. série. As outras matérias ele continua a visitar na sua classe de fato. Este recurso tem a dificuldade de organização por parte da escola e mostra através de estudos, que é um mais caminho para a aceleração escolar completa do aluno. A vantagem encontra-se em que o aluno sente-se mais seguro para em um 2. passo completar a aceleração por inteiro. A criança já conhece, forma uma relação de amizade com as demais crianças e professores da série seguinte, trazendo mais segurança emocional para a mudança completa no processo de aceleração para a próxima série. Ou seja, em outras palavras: o objetivo da porta-rotatória é a aceleração de fato.
- Entrada mais cedo na escola
Devido ao conhecimento prévio sobre vários temas, inclusive a capacidade de ler parcial ou fluentemente, capacidade acima da média de análise sobre causa e efeito, ter um domínio lógico e matemático muito acima das crianças da sua idade, algumas crianças são aptas a entrarem na escola antes da maioria. Depois de uma prévia análise do caso, os pais, juntamente com a escola podem decidir se para a criança em questão, é este o melhor caminho a ser seguido. Aqui se torna necessária muitas vezes a ajuda de um especialista em superdotação.
- Aceleração
Recurso onde a criança passa/pula uma série inteira. Por exemplo: do 2. para o 4. ano. Este recurso, indicado através de vários estudos realizados em vários países, mostra ser até agora, o recurso mais eficiente para a maioria das crianças superdotadas. Para adolescentes há que se analisar se o aspecto social não tem maior importância no momento.
Aceleração escolar para o superdotado é tão importante e ainda tão pouco conhecida e usada nos países de língua portuguesa, que farei um artigo à parte somente com este tema. Aguardem…
Simone Clemens/pedagoga montessoriana (AMI – Alemanha) e especialista em superdotação (IFLW – Alemanha)
Bibliografia:
Anna J. Wittmann e Heinz Holling, “Hochbegabtenberatung in der Praxis”
James Web, Elizabeth A. Meckstroh, Stephanie Tolan, “Hochbegabte Kinder, ihre Eltern, ihre Lehrer”