Categorias
Montessori Superdotação

Montessori: para os que tem dificuldades até os mais inteligentes

001676
alunos trabalhando na linha evolutiva da Terra

Primeiro porque Montessori se propõe a ajudar cada criança no seu processo de aprendizado partindo de onde ela está, tanto faz se é uma criança com muitas dificuldades ou uma criança extremamente rápida no aprender intelectual. Cada criança continua aprendendo do seu próprio ponto de partida.

Para os Superdotados o método Montessori cai maravilhosamente bem pois a criança não precisa se delimitar ao rítmo dos demais colegas, reprimindo constantemente suas necessidades intelectuais. Respeitando a individualidade de cada criança, esta aprende na sua própria velocidade, o que para um superdotado que tem uma forma própria de aprender, o método cai como uma luva. Por exemplo: Um aluno que já sabe ler mas que  ainda não sabe escrever, qual a alternativa para ele no método Montessori? Ele é incentivado a ler ainda mais, textos maiores, mais complexos de seu interesse e paralelo ele vai melhorando sua escrita através de exercícios. Seus interesses e suas capacidades não são deixadas de lado em pró de seus lados mais fracos.

Ou um aluno que é excelente em Matemática, mas não gosta de história, o que  o método sugere a este aluno? Para este aluno, a matemática pode continuar sendo sua paixão e ainda é mais incentivado a continuar se aprofundando no assunto. O método não poda talentos. Pelo contrário, quem consegue ser feliz cortando a ferramenta do que mais gosta? Um aluno infeliz, é um aluno que não tem vontade de aprender.

Portanto paralelo à matemática o professor vai tentar incentivá-lo também a saber maismenininha lendo sobre história, talvez através de caminhos alternativos como: conversar com pessoas da família que saibam um pouco sobre o tema para depois debater o pesquisado em sala de aula, ou entrevistar pessoas, professores de outras escolas, amigos de outras turmas. Criar concursos de debate sobre o tema onde o aluno se interesse em ganhar o concurso,etc. Importante aqui é a formaćão do aluno por completo, sem detrimento do que ele mais gosta.

Mesmo assim coloco aqui claramente que para atender as capacidades tão especiais das crianças superdotadas, o professor deve entender suas necessidades, aprendendo sobre o fenômeno, não bastando somente saber sobre  métodos educacionais.

Quanto o ensino individualizado que propõe o método montessoriano, que não haja confusão entre individualização de aprendizado com aprender a ser egoísta.

Não há método mais social, que vise tanto a convivência pacífica e o apoio a diversidade, o incentivo a ajudar o próximo do que o método Montessori.

O que falo agora especificamente é do alcance deste método.

Para os alunos com dificuldades e os que são hoje chamados de alunos especiais, o método

002237
criança aprendendo com o ábaco montessoriano

 

 

é muito adequado. Baseado também nas obras de Jean Itard e Édoard Séguin, pedagogos antecessores à Maria Montessori que se dedicavam ao ensino de crianças com necessidades especiais. A pedagoga Montessori conseguiu recuperar, aperfeiçoar e estruturar o trabalho destes, deixando uma base sólida de um caminho claro de como ajudar, ensinar e educar estas crianças.

 

O princípio é simples: Fazer visível, palpável e simplificar o que parece difícil e impossível de aprender. Isto através de se fazer concreto o pensamento abstrato com os materiais multisensoriais (vide a página “material Montessori”) e simplificando através do isolamento da dificuldade.

Cada tema a ser visto tem um ou mais materiais para ajudar no processo de aprendizado, isolando primeiramente cada dificuldade do tema em questão.

Exemplo: A criança que está começando a alfabetizar-se. O professor apresenta para a criança apenas palavras puras, sem encontros consonantais como papai, lua, macaco. Num 2. passo a professora vai mostrando para a criança aos poucos, cada encontro consonantal possível, isolando a dificuldade de cada um. Palavras com “br”: brincar, bruxa, bravo, branco, etc. Aqui isolou-se a dificuldade do encontro consonantal “br”. Este princípio de isolamento da dificuldade é usado em todos os temas do método Montessori, desde a matemática até o tema educação para a Paz.

Estes dois princípios básicos do método montessoriano : a concretização do abstrato através dos materiais multisensoriais e do isolamento da dificuldade são extremamente favoráveis ao ensino de crianças com dificuldade de aprendizado. Assim como a liberdade de escolha, o respeito ao indivíduo traz o sucesso para os alunos superdotados. Sempre com a ajuda do meio preparado, do professor com o papel de acompanhador do processor de aprendizado e da educação pelo respeito, pelo social. Enfim: Montessori é para todos.

Simone Clemens, pedagoga montessoriana e especialista em Superdotação na infância/ Alemanha

2 respostas em “Montessori: para os que tem dificuldades até os mais inteligentes”

Cheguei a este site devido ao tema da superdotação, mas tem sido um prazer ler sobre as enormes potencialidades do método pedagógico Montessori. Sou psicólogo e neurocientista, e tenho uma opinião pouco popular sobre a educação ocidental, por experiência própria. Fiquei muito impressionado com o método Montessori, reconheço. Adorei igualmente a forma como escreveu o artigo: com um equilíbrio entre a formalidade e a acessibilidade linguística; com humor e seriedade, simultaneamente; e com ótimos exemplos práticos, relativamente ao conteúdo exposto. PARABÉNS

Os comentários estão desativados.