O método Montessori e o nosso sistema escolar tradicional.

mm1951Muitos se perguntam talvez, “se o método Montessori é tão maravilhoso como dizem, porque ele não se solidificou como método principal no nosso sistema de ensino?”

Esta pergunta é muito legítima. Para  explicar temos que voltar um pouco no tempo. Ainda no início do século XX quando o método montessoriano começou a ficar conhecido e criar força, Maria Montessori  enfrentava  uma  Europa ainda machista e arcaica com muito preconceito por ser mulher e estar alcançando na época tamanha atenção e importância na área científica. Ela tinha seu espaço, porém limitado. Montessori já previa portanto, que suas descobertas iriam prevalecer com o tempo. Foi onde começou então a apresentar seu método nos Estados Unidos, que na época se mostrava um país aberto à novas idéias. Seu trabalho foi um sucesso neste país. Até os dias de hoje os EUA é um dos países que mais usa e propaga o método montessoriano de ensino. Devido ao sucesso no novo continente, Maria Montessori fica ainda mais conhecida na Europa e justamente quando sua forma pedagógica estava prestes a tomar um rumo de âmbito nacional, ou seja, estava prestes a ser implementada como método tradicional no seu país de origem,  o fascismo entra no poder na Itália e começa a segunda guerra mundial.

Um método que incentivava a autonomia de pensamento, a unidade entre o homem e a natureza, a igualdade  de direitos entre homens e mulheres, a liberdade de escolha e de pensamento religioso e uma educação para a paz não interessava de forma alguma a um regime fascista. Ela se negava categoricamente a deturpar seu método em pró de um regime político que não condizia com seus valores morais. Por esta razão, o método Montessori foi vetado na Itália da época e Maria teve que entrar em exílio em 1933. Seu primeiro país no exílio foi a Espanha, depois Índia e Holanda.004287

Numa época tão conturbada como o da segunda grande guerra, era difícil a divulgação de um método educacional que propagasse a liberdade de pensamento e de escolha. Mesmo assim, Maria Montessori conseguiu no exílio,  apresentar seu método por muitos países em todo o mundo. Além do quadro político difícil, outro motivo pelo qual talvez o método tenha tido uma certa dificuldade de propagação seria o fato de Maria Montessori nunca ter aceitado concessões e deturpações com relação aos fundamentos e prática de seu método.

Ela sempre foi muito segura de suas descobertas e  deixava muito claro que seu método havia de perdurar pelos tempos difíceis. Aos críticos afirmava também que seus materiais não eram estáticos, que haveria sim com o decorrer do tempo, novas idéias, novos materiais, mas não se mudaria a estrutura, pois esta não havia sido inventada por ela de maneira arbitrária, mas era o fruto da observação da estrutura  do processo de aprendizagem natural da criança.

Justamente esta segurança, a ausência de concessões e o quadro político difícil da época foram provavelmente as razões pela qual seu método não tenha se espalhado como fonte principal no século XX.

Embora não se use o método montessoriano na sua íntegra nas nossas escolas tradicionais de hoje, muitos dos seus princípios são indispensáveis no nosso ainda atual sistema educacional.

Você sabia que os seguintes ítens devemos a Maria Montessori?

  • Mesas, cadeiras, móveis em geral e utensílios do cotidiano adaptados ao tamanho 004520da criança nos jardins de infância
  • A idéia de que criança aprende brincando, assim como o uso de brinquedos e materiais didáticos divertidos
  • O conceito que a criança tem uma forma própria de ser e não é um adulto em miniatura
  • A importância do meio ambiente para o aprendizado da criança
  • Como é importante que a criança seja estimulada desde pequena
  • O conceito que a criança deve ser estimulada desde o nascimento e que não é perda de tempo se ocupar com a criança antes dos 6 anos de idade, como era o pensamento da época.
  • A idéia que a escola e comunidade tem que trabalhar juntas para um bom funcionamento educacional
  • Que cada criança tem seu potencial e que a escola existe para ajudá-la a desenvolver este potencial.
  • A idéia da existência dos períodos sensíveis de aprendizado, hoje comprovada pela neurologia
  • Que a criança por natureza tem curiosidade pelo seu meio e tem a necessidade de aprender

  E hoje? Qual a posição deste método nos nossos dias?

Hoje o método e material montessoriano é usado no mundo inteiro com a tendência 002236crescente de expansão. Seus fundamentos pedagógicos e muitos de seus materiais didáticos estão presentes nos países “de ponta” nórdicos europeus como a Finlândia, Dinamarca e Noruega. Também nos EUA, na maioria dos países europeus (principalmente na Alemanha), e em muitos países asiáticos. A América Latina espanhola também está bem representada. No Brasil e Portugal, embora haja uma ou outra instituição que use o método, este está apenas começando a ser conhecido.

Simone Clemens/ pedagoga montessoriana pela associação Montessori de Aachen/Alemanha – filiada a AMI Associação Internacional Montessori e e especialista em superdotação na infância e na adolescência pela IFLW/Alemanha

 

Nós usamos Cookies para garantir que você tenha uma ótima experiência no nosso site. Caso você continuar usando este site, nós partimos do princípio que você está de acordo com isso.  Saiba mais