O que o aluno deve saber para aprender bem ?

Esta pergunta nos foi colocada em um grupo sobre educação. O que a pessoa queria saber era quais características, o aluno deveria possuir para poder ir bem, em salas de aula com tanta diversidade de níveis e interesses de aprendizado.

A resposta é óbvia: AUTONOMIA

O aluno autônomo consegue pesquisar por si, absorver e aprofundar seus conhecimentos no seu ritmo de aprendizado. Esse processo contribui muito para equilíbrio emocional da pessoa (segundo Maria Montessori). E uma vez satisfeito e equilibrado emocionalmente , ele ainda consegue repartir, passar seus conhecimentos com os que o rodeiam, em um processo de socialização.

Maravilhoso! No entanto, por mais autônomo que a criança, o jovem seja, ele necessita da orientação de um bom professor, que o ajude a selecionar o conteúdo, o ajude a ver onde deve concentrar o seu foco de leitura, de aprendizado, que o oriente com exercícios apropriados. Ou seja, de um professor competente.

Portanto o aluno autônomo é excelente e imprescindível, mas o professor orientador e com olhar para o indivíduo é indispensável. As duas partes convertem em um só elo.

Além de que o professor tem uma função dupla: ele tem de ter um olhar para o aluno com indivíduo independente, para poder assisti-lo adequadamente e deve também ter um olhar sobre o conjunto no seu todo, para todo o grupo!

Professor: um trabalho de alto nível intelectual e socioemocional.

Em países nórdicos europeus, somente alunos com os melhores resultados escolares podem tornarem-se professor.

Em uma instituição educacional como a escola, o apoio ao trabalho do professor e o trabalho conjunto com a família também torna-se complementar e substancial!

Concluimos então que aprender é um processo que se passa em conjunto: “É necessário um povoado inteiro para educar uma criança” expressão popular africana –

Assim como segundo os pesquisadores, psicólogos e psiquiatras alemães Heller & Heller concluem em um marco importante para a pesquisa do desenvolvimento da inteligência e talentos do ser humano: todos em uma sociedade são responsáveis pelo desenvolvimento de um talento

Simone Clemens – Ped. montessoriana, Especialista em Superdotação – Fundadora da EducarSi – Alemanha e Países de Língua portuguesa.

Nós usamos Cookies para garantir que você tenha uma ótima experiência no nosso site. Caso você continuar usando este site, nós partimos do princípio que você está de acordo com isso.  Saiba mais