
Superdotação x Autismo
Hoje, no dia do autismo, faço uma rápida ressalva para as principais diferenças entre estas duas características.
Superdotação e autismo, principalmente a variação branda do autismo conhecida como síndrome de Asperger são temas muito complexos, sendo algumas de suas características muito parecidas para olhos iniciantes.
Por esta razão, alguns profissionais (médicos pediatras, neurologistas, neuropsicólogos, psicólogos) por falta de conhecimento no tema superdotação, confundem superdotação com síndrome de Asperger.
Infelizmente o tema superdotação ainda é muito pouco difundido, principalmente em países de língua portuguesa, e não chegou à formação dos profissionais na sua maioria. Dentro deste quadro, alguns profissionais, mesmo que sejam muito bons na sua área, podem não entender do tema superdotação especificamente, e tem muita dificuldade em diagnosticar o que praticamente não conhecem. Alguns até estão a dizer pessoas superdotadas como autistas.
Um erro drástico assim de diagnóstico pode trazer consequências graves para a criança e sua família.
No entanto, superdotação e autismo não são difíceis de serem diferenciados por profissionais especializados e experientes.
Superdotado não é autista. Mas há autistas, geralmente na sua forma mais branda, que podem ter uma inteligência muito acima da média, ou seja, serem superdotados em alguma área do conhecimento.
Se seu filho foi diagnosticado como Asperger com inteligência acima da média (nem todo Asperger tem inteligência -cognitivo- acima da média), aconselho urgente a consultar pelo menos uma vez , um especialista em superdotação para uma revisão do diagnóstico.
Analiso aqui com vocês, algumas características principais ditas, características do autista e comparo, mostrando as principais diferenças entre estas e as características de um superdotado.
Os pontos em negrito estão como características autistas e as explicações em cursivo são dirigidas aos superdotados.
- A criança evita contato visual
O superdotado não apresenta qualquer problema com contato visual. Pelo contrário, ele mantém contato visual geralmente muito cedo com os pais ou com a pessoa de confiança.
- Demonstra pouquíssimo interesse em outras pessoas.
A empatia é uma das características mais acentuadas de um superdotado e geralmente bastante precoce em relação à crianças da sua idade. A idéia que o superdotado é um tipo solitário, está relacionada a outros pontos que não tem ligação com a falta de interesse em outras pessoas. No caso do superdotado, a preferência a poucos amigos, se dá na maioria dos casos, por causa de seus interesses pouco comuns e a dificuldade de encontrar pessoas que tenham as mesmas afinidades com eles.
- O desenvolvimento da linguagem parece diferente
Em geral, o desenvolvimento da linguagem do superdotado é geralmente precoce, com pronúncia muito exata e com construção gramatical muito correta para a idade. Há casos onde ele começa a falar tarde – com 4 anos ou mais – porém quando começa, seu desenvolvimento é extremamente rápido, prezando por gramática e pronúncia correta.
- O aluno não responde quando é chamado. Parece surdo.
- Faz movimentos repetitivos sem motivo aparente
- Costuma mexer com os dedos e as mãos de forma peculiar
Estas características não são de forma alguma típicas à superdotados.
- Repete frases e outros conteúdos que ouviu em filmes e desenhos animados
Esta característica pode levar a mal entendidos. Qualquer criança distraída, pode repetir frases, passar frases, textos pela cabeça … A criança pode estar tentando decorar ou lembrar-se de algo. Um profissional especializado pode classificar estas diferenças de maneira satisfatória e eficaz
- Costuma emitir sons e palavras repetidas, fora do assunto
Esta característica pode ser vista em vários quadros e não é específica de autistas. Algumas fases, problemas psicológicos agudos, situações de tensão pode levar uma criança a este tipo de comportamento. Por isso não é um ponto pelo qual se incluísse uma criança à condição de autista. Um profissional especializado pode diferenciar onde está o limite entre um superdotado e um autista com relação à este ponto.
- Isola-se dos colegas sem motivo
- Confunde-se com frases de sentido figurado e leva tudo ao pé da letra
Muito pelo contrário, o superdotado tem já muito cedo, um excelente poder de pensamento abstrato, tornando para ele fácil os jogos de palavras
- Comunica-se melhor apenas quando fala de temas de seu interesse
Bem, qualquer pessoa comunica-se melhor no tema de seu interesse …inclusive o superdotado.
- Brinca com os objetos e brinquedos de maneira inusitada
A criança pode estar sendo criativa, ou pode estar tendo um interesse em entender algum tipo de mecanismo. Um profissional especializado pode diferenciar até que ponto seria uma reação típica de superdotado e até que ponto típica de um autista.
- Reage excessivamente a barulhos altos ou a contato físico
O superdotado não tem nenhuma ressalva a contato físico. Este ponto realmente é uma característica própria do autismo. Já reagir a barulhos, música, sensações, são característica de pessoas extremamente sensíveis. Sendo autistas ou não. Alguns superdotados são também supersensíveis, reagindo também a excesso de barulho, música, sensações diversas. Daí muitas vezes a confusão.
- Tem pouca noção de situações perigosas
Superdotados tem como característica forte, desde muito cedo, um senso muito bom de ação e reação, causa e efeito. Por isso esta dificuldade, realmente não seria uma característica de pessoas superdotadas.
- Parece ter reduzida capacidade de abstração, ou seja, imaginar
Já a capacidade de pensamento abstrato é uma característica das mais fortes entre os superdotados
- Apresenta interesse exagerado em assuntos muito específicos. Segue rotinas próprias muito rígidas
Superdotados tem interesse focado em muitos assuntos específicos. E por causa do seu foco de interesse, muitas vezes se mostra bastante disciplinado. Daí uma possível confusão desta característica entre superdotados e autistas para olhos iniciantes.
- Incomoda-se quando foge da rotina
Superdotados podem ser disciplinados em determinadas fases ávidas do seu trabalho. Mas a característica autista do termo é extremamente diferente e dá-se de forma bastante distinta.
- Dificuldade de sociabilização
O superdotado em condições normais ao contrário do que rege o cliché, não tem dificuldade nenhuma de socialização. Pelo contrário, é provado por vários e longos estudos, que a criança superdotada tem uma capacidade de socialização muito acima da média.
Uma possível dificuldade de socialização do superdotado é completamente diferente de um autista e tem razões muito claras e diferentes das de um autista.
Algumas características entre o autismo, principalmente a forma Asperger e a superdotação, podem ser parecidas à primeira vista e/ou ter sim algumas intersecções. No entato,
Se seu filho foi diagnosticado como Asperger com inteligência acima da média (nem todo Asperger tem inteligência -cognitivo- acima da média), aconselho a consultar pelo menos uma vez , um especialista em superdotação para uma revisão do diagnóstico.
- O termo síndrome de Asperger foi abolido em 2013 do DSM-5 substituído pelo termo TEA – Leve (Transtorno do Espectro Autista-Leve. Em janeiro de 2022 o novo CID
- entrará em vigor.
Simone Clemens, pedagoga Montessori Internacional e Especialista em Superdotação e Supersensibilidade /Alemanha.
Fontes de características autistas:
AMA-Ba – Associação de Amigos do Autista da Bahia http://ama-ba.org.br/site/
AAMPARA – associação de atendimento e apoio ao autista de Curitiba PR
Cartilha sobre o autismo (do blog: sóescola.com) https://www.soescola.com/
10 Comments