Aprender

Se eu só posso quando devo, mas eu nunca posso quando quero, então eu também não quero quando devo. Porém, se eu posso quando quero, então eu também quero quando devo. Assim, eu consigo quando devo! Autor desconhecido Simone Clemens – Pedagoga Montessoriana e Especialista em Superdotação          

Montessori – Período de Adaptação na Creche (0 a 3 anos)

Vídeo – Período de Adaptação na Creche Montessori/Alemanha Aqui a Pedagoga Montessoriana Simone Clemens entrevista a Pedagoga Montessoriana Claudia Steeb/Alemanha, especialista em educação infantil de 0 à 3 anos sobre um tema muito atual e importantíssimo: o Período de Adaptação da Criança na Creche. A criança passa seu primeiro ano de vida no meio familiar…

Encontro da Associação Montessoriana da Baviera/Alemanha

Tema deste ano: Reflexão sobre a Pedagogia Montessori na época Digital. -Discutimos se poderia haver e qual seria o sentido da digitalização na Pedagogia Montessoriana. -Como se daria uma digitalização concretamente no dia-a-dia das crianças tanto no jardim de infância, quanto na escola? -A digitalização utilizada pelos docentes, onde, quando, porque, quais as vantagens e…

Superdotado e baixo rendimento escolar 1

  Ser altamente inteligente não quer dizer necessariamente ter ótimas ou sequer boas notas na escola. Os pais geralmente percebem que o filho é inteligente ou “espertinho” para aprender desde muito cedo. Na pré-escola a educadora algumas vezes comenta com os pais que a criança é muito “viva”, está muito atenta a tudo apesar de:…

Montessori – Turmas mistas

No método montessoriano os grupos são mistos. Mas o que significa isso? Significa que os grupos são compostos por crianças de idade e sexo diferentes. Meninos e meninas em um mesmo grupo não foi sempre óbvio. Principalmente em instituições religiosas era comum a separação de meninos e meninas em grupos e escolas . Havia escolas…

Superdotação x Autismo

Hoje, no dia do autismo, faço uma rápida ressalva para as principais diferenças entre estas duas características. Superdotação e autismo, principalmente a variação branda do autismo conhecida como síndrome de Asperger, são temas muito complexos, sendo algumas de suas características  muito parecidas para olhos iniciantes.

Nós usamos Cookies para garantir que você tenha uma ótima experiência no nosso site. Caso você continuar usando este site, nós partimos do princípio que você está de acordo com isso.  Saiba mais